10 MARCANTES TEMAS MUSICAIS DE JOHN WILLIAMS

trilha-sonora-filmes

São muitos os meus ídolos na lista de compositores de temas musicais para filmes, todos talentosos e cheios de sucessos como pudemos ver no post 10 Incríveis Compositores do Cinema. Mas um em especial é o meu preferido: John Williams! Prolífico compositor com inúmeros trabalhos e 49 indicações ao Oscar é a pessoa viva com mais indicações na história do prêmio. Mestre sensível capaz de nos remeter a uma gama incrível de sentimentos com seus temas, sendo sua principal qualidade a capacidade de imprimir traços distintos que se conectam de tal jeito com o filme que em muitos casos é impossível pensar num sem lembrar-se do outro ou vice-versa.

Abaixo listei por ordem de preferência dez temas seus que considero os mais marcantes de sua carreira brilhante. Por ser uma lista bem pessoal obviamente muitos podem não concordar com ela. Não tem problema! É só comentar dizendo quais seus temas preferidos e se faltou algum!

10- Close Encounters of the Third Kind Suite

Toda a trilha sonora de “Encontros Imediatos de Terceiro Grau” é maravilhosa, mas dois temas são os meus preferidos: a Space Opera, como foi chamada por Spielberg, aquele momento no final do filme, quando os humanos conseguem o contato com os aliens através das notas musicais (apenas cinco notinhas, mas perfeitas) e Close Encounters of the Third Kind Suite, por puro gosto simplesmente. No que se refere a fama, a Space Opera é bem mais conhecida, mas adoro por a Suite pra tocar e ficar viajando na ideia de realizar contatos com seres com um linguajar diferente do nosso.

09- Harry Potter: Theme Song (Hedwig’s Theme)

Não gostei muito do trabalho de John Williams a frente de Harry Potter. Mas a beleza desse tema é inegável além de remeter imediatamente ao filme dando a ele uma identidade própria, característica principal do compositor aliás. Não a toa é a música mais conhecida da trilha sonora da série Harry Potter.

08- Somewhere in my Memory (Home Alone’s Theme)

Essa não é apenas uma das minhas preferidas, mas a de muita gente que se divertiu com as peripécias do pequeno Kevin McCalister, vivido pelo então garoto prodígio Macaulay Culkin, no clássico “Esqueceram de Mim”. Com uma sensibilidade incrível a canção captura todo o espírito natalino ao mesmo tempo que cria uma identidade única com o filme. Linda!

07- Imperial March

Uma das peças mais icônicas da história do cinema. Só de ouvir as primeiras notas somos imediatamente levados pra uma Galáxia muito, muito distante, sentindo a presença maligna de Darth Vader e do Imperador fiscalizando as Tropas Imperiais a bordo dos seus imensos Destróiers. Incrível como uma melodia pode aterrorizar e encantar ao mesmo tempo. Sempre que a Orquestra Sinfônica de minha cidade toca Imperial March a plateia vai ao mais completo delírio! Sejam Nerds, cinéfilos ou simples amantes da boa música! Clássico!

06- Theme from Schindler’s List

Acho essa canção uma das mais lindas já compostas na história das trilhas sonoras para cinema! Sua extrema melancolia é um retrato mais do que fiel da dura e cruel história narrada por Spielberg. Ao mesmo tempo ela nos encanta com a sutileza das notas emitidas pelo violino. Tão linda quanto o filme.

05- Main Title and First Victim

A mais perfeita encarnação do suspense. É assim que sempre me refiro a esse tema que faz parte do imaginário popular. Impossível não escutar as primeiras notas e não sentir o coração disparando na iminência de um ataque certeiro do gigantesco predador submarino, mesmo que estejamos a quilômetros de distância do mar. Uma obra-pima simplesmente!

04- E.T. Flying Theme

A cena é uma das mais icônicas da história do cinema. Fugindo dos policiais que tentam capturar a estranha criatura alienígena que desenvolvera laços de amizades com o menino terráqueo Elliot, as bicicletas usadas na fuga decolam suavemente ao som da primorosa melodia numa  harmonia de imagem e som raras vezes vistas antes ou mesmo depois. Tema capaz de emocionar ainda hoje passados mais de trinta anos de seu lançamento.

03- The Raiders March

O icônico tema do filme de 1981 acabou virando tema principal do personagem e um dos temas mais facilmente reconhecíveis do cinema. Utilizada em todos os filmes, a canção é uma das minhas preferidas, pois agrega todo o clima de aventura, suspense e ação do primeiro longa. Medalha de bronze com honras e mais que merecida.

02- Star Wars Main Title

O tema de Star Wars não é apenas um dos mais famosos de John Williams, é também um verdadeiro divisor de águas na história das trilhas sonoras. Juntamente com os demais temas do longa de 1977, trouxe todo o romantismo, glamour e pompa da Era Dourada das trilhas sonoras hollywoodianas. Também mostrou para as gravadoras o potencial que o mercado de trilhas sonoras possuía, em especial com os vários relançamentos e edições especiais. Embora não tenha encontrado nenhum dado específico arrisco dizer que as Trilhas de Star Wars estão entre aquelas que mais edições especiais e relançamentos. Além das edições originais, houveram as edições especiais de 1993, de 1997, (posteriormente relançada em 2004) e a box The Music of Star Wars: 30th Anniversary Collector’s Edition de 2007, além de várias edições expandidas e especiais.

01- Superman March Alternate

Há quem acuse os temas principais de John Williams (em especial os três primeiros dessa lista) de serem extremamente parecidos. Não sei até onde isso é verdade tecnicamente falando, mas pessoalmente não vejo essa similaridade toda. E é justamente por não achar isso que Superman March Alternate ficou em primeiro lugar ao invés de Star Wars Main Title nessa lista, como seria a opção mais comum. Explico: Considero as duas composições como suas maiores obras-primas e tenho muita dificuldade em escolher qual minha preferida e essa dificuldade se refletiu na hora de finalizar a lista. Acabei optando pelo tema do Super, por um motivo simples porém determinante: acredito ser esse o tema mais facilmente reconhecível de toda a extensa obra de John Williams. Sempre que escuto minhas trilhas em casa e tocam temas como de ET, Indiana Jones etc. as pessoas que não tem o costume de ouvir trilhas demoram um pouco a reconhecer quais os filmes elas pertencem. Já o tema de Superman sempre foi imediatamente reconhecido. Sempre! Esse fácil reconhecimento do tema sempre me impressionou e foi a medida que usei para definir o primeiro lugar. Aliás, pensando bem, olhando com carinho e atenção para trás, para minha infância e adolescência, esse sempre foi meu tema preferido. Desde quando, encantado, acreditava que um homem podia voar, assistindo os filmes do Super na TV. Ou ainda quando me arrepiava ao ouvir as notas iniciais em algum episódio de Smalville (não gostava muito da série, mas nas raras vezes que ela se utilizava do tema clássico era sempre um momento marcante). Algo tão marcante de fato, tinha que estar em primeiro lugar.

O rico acervo do Mestre John Williams possui muitos outros tesouros musicais. A lista, conforme já citado reflete meu gosto pessoal bem como as mais facilmente reconhecíveis pelo público, seja ele fã ou não de trilhas sonoras. Caso lembre de alguma que não conste aqui, por favor, sinta-se a vontade para comentar.

Anúncios

2 comentários sobre “10 MARCANTES TEMAS MUSICAIS DE JOHN WILLIAMS

    • Essa canção é realmente linda. Curioso que só recentemente descobri que era do John Williams. O pessoal costuma achar que suas composições são todas pomposas como as de Star Wars e Superman e esquece que ele é capaz de momentos sutis e belos como esse.
      Mostre sim o post pra ele! É sempre bom encontrar outros apaixonados por trilhas sonoras!:D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s