29 DE MAIO, DIA DO GEÓGRAFO

Fonte: readwrite

Fonte: readwrite

Em outras duas ocasiões aqui no Blog, falei um pouco sobre como e o porquê de ter escolhido cursar Geografia. Hoje quero falar um pouco sobre a profissão de Geógrafo e a de Professor de Geografia, sendo essa última a área na qual me enquadro.

E escolho justamente hoje para fazer isso, não à toa, pois é no dia 29 de maio que se comemora o dia do Geógrafo. Nesse mesmo dia se comemora também o aniversário de fundação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Mas, afinal de contas você sabe o que estuda a Geografia?

Essa é uma dúvida mais do que frequente em nosso país. Quando comecei a ensinar percebi que essa era uma questão importante e cuja resposta nem meus alunos da 8ª e muito menos os da 5ª série tinham uma resposta. Ao serem questionado com a pergunta acima eram comuns respostas tais: “Estuda os mapas”, “Estuda o clima”, “Estuda o solo” etc. E a cada resposta equivocada, eu explicava que essas eram competências da Cartografia, Climatologia, Geologia respectivamente.

O Geógrafo segundo Antoine Saint-Exupéry

O Geógrafo segundo Antoine Saint-Exupéry

Então, afinal de contas, se não é nada disso, o que estuda a Geografia?

De fato, ainda hoje não existe um consenso sobre o objeto de estudo da Geografia. Essa questão, aliás, é motivo e tema de muitos debates e discussões. Uma boa definição, por ser bem clara e de fácil entendimento é a que encontramos num ótimo post sobre os Geógrafos no Momentum Saga, da querida amiga e também Geógrafa (além de habitué do blog) Sybylla:

Geografia numa definição concisa, pois os Geógrafos sabem o quanto é difícil definir o que ela faz, é a ciência que estuda a superfície terrestre e como os fenômenos se distribuem no espaço terrestre. As duas coisas são diferentes, portanto as análises também precisam ser. É buscar entender as relações existentes entre o homem (como sociedade) e o seu espaço, seja ele natural ou antrópico.

A geografia, portanto, não é decorar quantos e quais são os afluentes da margem esquerda do rio Amazonas ou quantas e quais são as capitais dos estados brasileiros. Uma das atividades do Geógrafo é justamente tentar entender como o ser humano em sociedade se relaciona com o espaço no qual está inserido.

Para tanto a ciência geográfica utiliza-se intensamente do conhecimento pertinente a outras ciências, tais como a biologia, climatologia, geologia, economia, história etc. Utilizando-se desses conhecimentos o Geógrafo consegue fazer uma análise mais completa das relações homem/espaço.

Mafalda do genial Quino. Uma pequena geógrafa e patrona não oficial da Geografia

Mafalda do genial Quino. Uma pequena geógrafa e patrona não oficial da Geografia

A lei 6.664, de 26 de junho de 1979, disciplina e estabelece a profissão em nosso país. É ela quem define as atribuições e competências pertinentes aos Geógrafos. No site da AGB, a Associação dos Geógrafos Brasileiros, você tem a essas e outras informações com maiores detalhes.

E os professores de Geografia, Humberto?

Com o arcabouço que possuem esses profissionais são os responsáveis por ensinar a entender a intricada dinâmica existente entre o ser humano e o espaço por ele ocupado. Para isso ele se utiliza de variadas ferramentas e conhecimentos, tal qual seu colega bacharel. Esse entendimento é de vital importância para todos os seres humanos. Para que esse texto não se alongue demais, em outras postagens voltarei a falar sobre a Geografia, sua importância e a importância de seu ensino principalmente no ensino fundamental.

O Geógrafo de Johannes Vermeer

O Geógrafo de Johannes Vermeer

Para finalizar uma questão interessante. Até 30 anos atrás os professores de Geografia não eram, por lei, considerados geógrafos. Isso mudou com a lei 7.399, de 4 de novembro de 1985, que acrescentou ao artigo segundo da lei 6.664 que os formados em licenciatura em Geografia, também são considerados geógrafos. Ou seja, para efeito de lei, tantos os formados em bacharelado em Geografia como os licenciados em Geografia são Geógrafos e, portanto passíveis de atuar como tais.

Particularmente eu tenho algumas ressalvas quanto a essa questão. Sybylla em seu post De Onde Vem os Geógrafos faz um comentário bem interessante nessa questão:

 “Para ser bacharel em Geografia (geógrafo) é necessário um curso de quatro anos, como foi o meu caso que também teve o complemento da licenciatura, que me habilita a dar aulas para o ensino fundamental e médio.

Embora pareça ser a mesma coisa existe essa pequena diferença entre os cursos. Muito de um acaba se aprendendo no outro, porém nem tudo. Um bacharel em Geografia, por exemplo, pode ter sérias dificuldades em ministrar aulas uma vez que ele não teve acesso às disciplinas referentes a licenciatura, sendo o inverso muitas vezes verdadeiro também.

Essa questão foi motivo de muita polêmica na época em que comecei no curso em 2003. Ouvi opiniões fortes e bem abalizadas de ambos os lados. Atualmente penso que um formado em licenciatura em Geografia pode sim ser chamado de Geógrafo, mas atuar como um pode ser meio complicado. Mesmo tendo boa parte das competências do colega o licenciado nem sempre tem o embasamento que o bacharel possui, assim como esse nem sempre terá o embasamento para ensinar. E, obviamente, tais situações podem ocorrer de fato com bons resultados, porém, eu acredito que tais sejam exceções e não a regra.

Já contei aqui que sempre sonhei em ser jornalista, mas felizmente fui convencido a fazer Geografia, conforme Mafalda_2contei nessa guestpost no Meteorópole. E na universidade descobri o quanto a Geografia é uma disciplina rica e maravilhosamente encantadora! E, lógico, descobri também o que faz um Geógrafo. É uma pena que ainda hoje, nosso país desprestigie tanto o ensino como um todo, com um sistema educacional completamente falido que não procura incutir em nossas crianças o gosto pela reflexão e pelo conhecimento, tornando ciências tão importantes como a Geografia e tantas outras tão desinteressantes para as nossas crianças e jovens. É um desafio não só dos professores de Geografia, mas de toda a classe, esforçar-se ao máximo para mudar esse quadro.

A todos os colegas Geógrafos e Professores de Geografia, parabéns!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s