DOIS ANOS DE HABEAS MENTEM

ideia

O mês de Outubro é o mês em que o Habeas Mentem completa dois anos de existência. Pois é, lá se vão dois anos em que decidi me lançar na aventura de escrever para um blog.

E quando comecei essa aventura eu tinha muitas dúvidas. A principal era se eu teria condições de manter um blog com uma produção regular de textos. Afinal escrever para mim é como um parto, como já expliquei nesse texto. E de fato, no começo tive algumas dificuldades em postar com regularidade. Dificuldades que acabaram se repetindo por motivos pessoais, como a doença e morte da minha mãe sobre a qual falei nesse outro texto.

Eu também duvidava se teria algo interessante para escrever. Essa, aliás, uma dúvida que me atormentava pelo tempo em que passei sem exercitar minha escrita. Mas essas dúvidas logo se dissiparam. Comentários positivos e críticas construtivas tanto de amigos como de desconhecidos me ajudaram bastante.

Com o tempo fui adquirindo mais confiança com minha escrita e também melhorando na regularidade com que posto meus textos. A medida que ganhava confiança, novas ideias iam surgindo me levando à novas postagens. As blogagens coletivas foram de especial ajuda como fonte de novas ideias e a manter uma regularidade nas postagens.

escrita

E com tudo isso o Habeas Mentem foi ganhando corpo. Muito do que eu pretendia com ele se concretizou. Outros foram ficando pelo caminho. Algumas coisas precisaram de adaptação. Mas no fim o objetivo do blog continua o mesmo: falar sobre assuntos que sejam do meu interesse, tentando promover a reflexão, o debate e a troca de ideias, estimulando o pensar sobre os mais variados temas e assuntos.

Para comemorar esses dois anos, decidi que já estava na hora de uma mudança em seu lay out. Passei alguns meses fazendo algumas experimentações e pequenas e sutis alterações no blog, a exemplo da inserção de um botão para curtir a fanpage do HM no Facebook. E após muitas experimentações nos variados temas e serviços disponibilizados pelo wordpress, acabei optando por um visual mais claro e limpo, com fontes maiores que o antigo tema.

Com essas mudanças procurei criar um ambiente agradável e, mais importante, que facilitasse a leitura. Tive um cuidado especial em analisar o tamanho das fontes, visto que no antigo tema esse tinha sido motivo de muita de dor de cabeça para mim, pois, por mais que tentasse, não conseguia aumentar o tamanho para um que deixasse a leitura mais agradável. Problema esse resolvido afinal.

Na página fixa no cabeçalho sobre o Habeas Mentem, informo que não é minha pretensão ficar rico ou famoso. Ainda é verdadeira essa afirmação. O blog é pequeno e nem perto está dos milhares de leitores de outros blogs famosos por aí (alguns dos quais eu sigo e leio). Mas eu fico muito feliz com cada novo leitor e cada pessoa que passa a acompanhar o blog. Inclusive, é em respeito a elas que me esforço em tentar manter um cronograma de postagens regular. Nessa nova fase espero me esforçar ainda mais para manter uma regularidade de pelo menos um texto a cada 15 dias, ou até menos.

Reforço as boas vindas do texto inaugural e o convite para sentir-se a vontade para ler os textos, refletir sobre as ideias e apresentar suas opiniões (não esquecendo de ler a política de comentários).

Deixe um comentário

