10 MELHORES ATORES E ATRIZES RECORRENTES DE JORNADA NAS ESTRELAS

Decal_30_1024x1024

Finalmente finalizo a série de listas dos melhores a trabalharem em Jornada nas Estrelas. Depois de listar os 10 Melhores Atores e Atrizes Convidados de Jornada Nas Estrelas e os 10 Melhores Atores e Atrizes de Jornada Nas Estrelas, hoje listo os 10 melhores atores e atrizes recorrentes, ou seja, aqueles que, apesar de não serem do elenco regular, volta e meia davam as caras na série.

E essa é uma listinha bem peculiar. Se nas demais havia um equilíbrio com astros de todas as franquias aparecendo com um número praticamente similar, aqui temos a compreensível ausência de nomes da Série Clássica. Por ter sido a mais fortemente episódica, a Série Clássica praticamente não teve atores recorrentes interpretando os mesmos personagens. Ao menos nas duas outras listas ela conseguiu garantir o topo do pódio.

Outra característica bem peculiar dessa lista é a forte presença de vilões e antagonistas. Dos dez nomes que cito abaixo, apenas um deles é claramente um mocinho (no caso mocinha) e três deles são aquilo que podemos chamar, na melhor das hipóteses de aliados de ocasião. Personagens que ou começaram vilões ou no decorrer da série se tornaram vilões, tendo ainda aqueles que acabaram por revelar sua verdadeira identidade vilanesca ou simplesmente abraçaram o lado sombrio do antagonismo. Destaque para Deep Sapce Nine que nos brinda com cinco nomes da lista (além de outros três nomes que deram as caras por lá), supremacia que não existiu em nenhuma das outras listas.

E nunca é demais lembrar: gostou? Não gostou? Concorda? Discorda? Fique a vontade para comentar, sempre respeitando nossa política de comentários. E boa leitura!

10-Michelle Forbes (Ro Laren em A Nova Geração)

Ro_Laren

Michelle Forbes interpretou a teimosa e durona Alferes Ro Laren em 8 episódios da Nova Geração. Mas ela garante mesmo sua presença nessa lista por sua excelente atuação no igualmente excelente episódio “Alferes Ro” da 5ª temporada, onde já chega dizendo a que veio logo em sua primeira aparição. Sua caracterização foi tão boa que serviu de base para criação da personagem da Major Kira Nerys em Deep Space Nine. Tanto que o penteado da personagem no episódio piloto “Emissário” é idêntico ao de Ro, além da atitude voluntariosa. Performance essa que ela repetiria em seu último episódio na série “Sem Provocações” da 7ª temporada. Uma pena que, apesar de ter aparecido em 8 episódios, apenas nesses dois o talento de Forbes foi muito bem aproveitado, pois nos demais invariavelmente ela era não muito mais que a oficial do leme coadjuvante do dia. Mesmo assim, não é qualquer uma que consegue lugar no coração dos fãs trekkers com tão poucos episódios e, de quebra, servir de base para uma das personagens mais legais e interessantes de toda a franquia. Merecido décimo lugar para Michelle Forbes.

09-Martha Hackett (Seska em Voyager)

Seska-Bajoran-cardassian

Martha Hackett já tinha aparecido em Jornada no papel da Romulana T’Rul no episódio duplo “A Busca”, que abre a terceira temporada de Deep Space Nine. Mas foi interpretando Seska em Voyager, que Hackett nos entregou uma excelente interpretação da espiã cardassiana disfarçada de bajoriana e que se alia aos Kazons, os vilões recorrentes da série nas duas primeiras temporadas da série. Em 13 episódios, onde desfilou cinismo e um indiscutível talento para a manipulação, Seska se tornaria numa das personagens recorrentes mais queridas de Voyager.

08-Kenneth Marshall (Tenente-Comandante Michael Eddington em Deep Space Nine)

Eddington_fires_phaser

Se tem um personagem que eu achava sem graça e pouco interessante enquanto ele era apenas o responsável pela segurança na Estação quanto aos assuntos da Frota Estelar (sempre em oposição ao Comissário Odo, o responsável original pela segurança), esse com certeza era o Comandante Eddignton. Mas a coisa muda de figura quando o certinho Eddington se revela um traidor Maqui no excelente “For the Cause” da 4ª temporada. É incrível a mudança que o ator canadense Kenneth Marshall consegue imprimir no personagem, dando um tom totalmente novo e mais interessante, envolvendo-o de um heroísmo que chega a nos fazer não só entender, mas também, de certo modo, torcer por sua causa. Aliás, como todo bom vilão. Nisso tudo o mais legal é que, ao rever os episódios anteriores à traição, passamos até a gostar mais do personagem. Ou, nesse caso, odiá-lo ainda mais por tanto cinismo. O Capitão Sisko que o diga!

07-John de Lancie (Q em A Nova Geração)

John de Lancie Q

Só pela deliciosa dinâmica com Patrick Stewart, John de Lancie já merecia estar nessa lista (dinâmica repetida com igual qualidade, mas infelizmente com menos tempo em tela, com Kate Mulgrew). Vivendo o impagável Q, o ser onipotente que, aparentemente, vive apenas para atormentar a vida de Picard por praticamente todas as sete temporadas de A Nova Geração (com exceção da 5ª). Desde sua primeira aparição no episódio piloto, até o episódio final, de Lancie sempre entrega excelentes e sólidas interpretações, mesmo quando os episódios em si não são lá essas coisas, como aconteceu no mediano “Hide and Q” (me recuso a usar o bobo nome desse episódio em português) da primeira temporada. Em compensação não decepcionava em episódios que acabaram se tornando clássicos, a exemplo de “Trama” da 6ª temporada e no duplo episódio final “Tudo o Que é Bom…”. Excelente ator a integrar a franquia e que estaria com certeza bem mais a frente na lista, não fosse as atuações destruidoras dos próximos listados.

06-Whoopi Goldberg (Guinan em A Nova Geração)

Guinan.png

Atriz consagrada do cinema, vencedora do Oscar por sua atuação impecável da charlatã Oda Mae Brown em “Ghost – Do Outro Lado da Vida”, indicada a melhor atriz vivendo Celie em “A Rosa Púrpura”, Caryn Elaine Johnson – verdadeiro nome da Whoopi Goldberg –, praticamente pediu pra fazer parte do elenco de A Nova Geração. E, olha, que bom que aceitaram! Vivendo a el auriana Guinan, barthender da nave, o Ten Forward, Whoopi (que também é dançarina, cantora, apresentadora, comediante e mais um monte de coisas) parece ter inspirado os roteiristas da série, que escreveram apenas falas perfeitas para sua personagem. Pode verificar: embora não apareça muito, sempre que Guinan dá as caras é com relevância para o andamento da história ou para a motivação personagens, com diálogos perfeitos, interpretados a maestria com aquele jeitão calmo e meio zombeteiro de quem tem mais de 500 anos de idade, da personagem. Ao lado do Q de John de Lancie, a Guinan de Whoopi Goldberg é aquela personagem sem a qual A Nova Geração até existiria, mas sem uma boa dose de charme, inteligência e qualidade. Só não vale fazer outro “Meu Parceiro é um Dinossauro”, né Whoopi?

05-Salome Jens (Transmorfa em Deep Space Nine)

Salome Jens fundadora

Atriz experiente do cinema americano, Salome Jens já tinha aparecido no episódio “A Busca” da 6ª Temporada da Nova Geração, interpretando uma personagem muito parecida, esteticamente falando, com a personagem que renderia sua fama entre os trekkers: a Transmorfa líder do Dominion. Tendo agradado no papel da humanoide no episódio da Nova Geração, Jens deu um show como a Fundadora principal, sempre entregando boas atuações apesar da maquiagem, de modo muito idêntico ao colega Rene Auberjonois (que também já deu as caras nessa série de listas vivendo o igualmente transmorfo Odo), com quem teve momentos perfeitos de atuação. Fugindo do estereótipo da vilã que quer dominar o mundo (no caso o Quadrante Alfa), Jens interpretou uma vilã com múltiplas camadas, daquelas que nos levam a entender seus motivos e de vez em quando torcer por eles. Mas só de vez em quando.

04-Louise Fletcher (Vedek Winn em Deep Space Nine)

Louise Fletcher Kai Winn

Estelle Louise Fletcher é outra atriz oscarizada a integrar o elenco de Jornada nas estrelas, tendo ganhado sua estatueta (além do Bafta e do Globo de Ouro) ao dar vida a Enfermeira Ratched no clássico “Um Estranho no Ninho”, onde contracenou com Jack Nicholson. Mas, se esse foi seu papel mais famoso na telona seu papel, para os trekkers ela é conhecida mesmo como a cínica, dissimulada e maquiavélica vilã Vedek Win, que tanto infernizou o pessoal da Estação Nove. Com atuações emblemáticas, Fletcher entregou umas das maiores vilãs da franquia, daquelas que nos contorcemos de ódio, loucos para estrangular a infeliz, principalmente nas temporadas finais da série, onde se tornaram mais comuns as dobradinhas com o próximo nome da lista.

Antes de passar adiante, uma curiosidade bacana: ao receber seu Oscar, Louise Fletcher fez seu discurso em língua de sinais para homenagear seus pais que são surdos.

03-Marc Alaimo (Gul Dukat em Deep Space Nine)

gul_dukat_by_pakpolaris-d37vcm0

Apesar de ter atuado em várias séries de TV e na primeira versão de “O Vingador do Futuro”, Marc Alaimo é  mais conhecido mesmo como Gul Dukat, um dos, se não, o mais odiado vilão de toda a franquia. Praticamente um ator regular da série, Alaimo esteve presente em todos as temporadas de Deep Space, nos deliciando com suas vilanias, ora aporrinhando a pobre da Major Kira, ora tramando (e enrolando) sua comparsa Vedek Win, entregando um verdadeiro caminhão de momentos antológicos. É outro ator com muita bagagem de Jornada, tendo vivido um capitão romulano em “A Zona Neutra”, último episódio da 1ª temporada da Nova Geração, além de dar vida ao primeiro cardassiano a aparecer em tela, Gul Macet, no excelente episódio “Feridas” da 4ª temporada também de A Nova Geração, além de outras aparições menores. Merecida medalha de bronze para o intérprete do maquiavélico cardassiano.

02-Andrew Robinson (Elim Garak em Deep Space Nine)

garak1

Aqui temos um ator cujo trabalho admiro demais. Tendo vivido no cinema o serial killer Scorpio no filme “Dirty Harry” e Larry Cotton em “Hellraiser”, Robinson é um especialista em personagem problemáticos, como o sempre dissimulado Elim Garak, o cardassiano exilado na Estação 9, cujo passado enigmático sabemos apenas algumas suspeitas, muitos rumores e quase nada de concreto. Situação essa sempre administrada à perfeição por seu intérprete, que, no decorrer da série parece ter desenvolvido um gosto sádico em enrolar, não apenas o pobre doutor Bashir, mas todos nós em sua teia de meias-verdades, verdades e possíveis mentiras. Capaz de entregar uma gama incrível de nuances debaixo da pesada maquiagem cardassiana (e da falsa cara simpática – ou não – e sonsa), Robinson leva uma mais que merecida medalha de prata.

01-Jeffrey Combs (vários, mas especialmente Shran em Enterprise)

COerF9qUAAADjqz

De longe o melhor recorrente que Jornada nas Estrelas já teve. Não apenas por ser um excelente ator, mas por ter dado vida a vários personagens recorrentes, e, principalmente, por ter interpretado um dos melhores personagens da Série Enterprise: o desconfiado e belicoso Comandante andoriano Shran. Além dele, Combs ainda interpretou o vorta Weyon e o ferengi Brunt em Deep Space Nine, além de Tiron na bomba chamada “Meridian” da 3ª temporada também de Deep Space Nine, Penk, em “Tsunkatse” da 6ª Temporada de Voyager e Krem, outro ferengi, desta vez em Enterprise no episódio da 1ª Temporada “Acquisition”. Sua principal qualidade é justamente ter vivido tantos e tão diferentes personagens, imprimindo em cada um deles personalidades completamente distintas. Tendo sobrevivido ao sofrível episódio de estreia em Jornada (o já citado “Meridian”), Combs teve a chance de retornar para cativar os fãs com suas interpretações de Weyon e Shran, sendo esse último, na minha opinião, sua melhor e mais consistente interpretação na franquia. Aqui ele pôs a prova sua capacidade de criar personas diversas, fazendo do andoriano uma referência para os demais que interpretassem a raça de pele azul. E não sei até onde isso é qualidade do ator ou do operador mecatrônico das antenas do personagem, mas sempre achei muito interessante a maneira como ele atua interagindo com os movimentos da antena. Pegue qualquer episódio em que Shran apareça e você vai ver que há uma íntima relação entre suas expressões faciais e a movimentação das antenas que lhe dão ainda mais personalidade. Enfim, medalha de ouro com louvor para o múltiplas faces Jeffrey Combs.

*  *  *

Se você curtiu o post e tá gostando do Habeas Mentem, não deixe de curtir também nossa fanpage! Até mais!

Anúncios

3 comentários sobre “10 MELHORES ATORES E ATRIZES RECORRENTES DE JORNADA NAS ESTRELAS

  1. Vedek Winn e Gul Dukat fizeram uma dupla e tanto em DS9. Aliás, foi algo muito bizarro ver aqueles dois cooperando e ver o quanto Winn se deixou levar pela palavra dele. Ela deveria saber que ele era o inimigo!

    E Whoopi 💛

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s