5 BLOGS QUE SIGO E RECOMENDO

2836828090_67d4900ab3_o

Um amigo costuma dizer que, se você não encontrar algo na internet é porque esse algo não existe. De fato, hoje em dia, não existe virtualmente nada que não seja possível encontrarmos na grande rede. Eu mesmo encontrei na internet um literal universo de coisas que antes eu apenas sonhava um dia poder ser rico o suficiente para poder ter acesso. Coisas como ter a discografia completa do David Bowie ou poder assistir de novo aquele filme bacana que passou uma vez no InterCine e depois nunca mais outra vez. Ou ainda: poder ler todas as revistas dos X-Men (e da Mulher-Maravilha também) e aqueles gibis europeus que jamais seriam lançadas no Brasil.

Com a internet tudo isso se tornou possível graças a sua capacidade de tornar acessíveis os mais diversos e diferentes tipos de conteúdo. Já se tornou um clichê a afirmação de que nunca antes o conhecimento se tornou tão acessível quanto atualmente. Mas isso não a torna menos verdadeira. Infelizmente, o fato de toda essa informação e conteúdo estar disponível não significa necessariamente que só temos material interessante e de qualidade a disposição. Páginas, blogs, canais no Youtube e perfis em redes sociais destilando ódio, machismo, misoginia, preconceito, racismo e todo tipo de coisa similar, sob a falsa imagem da brincadeira e humor ou da hipócrita máscara da liberdade de opinião é o que não falta. E gente acessando esse tipo de lixo também não.

Pensando nisso, decidi compartilhar com vocês um pouco daquilo que costumo ler e acompanhar pela internet. São espaços onde todo esse ódio e raiva não prevalecem. Ao contrário, invés de ódio irracional e desinformação variada, procuram difundir conhecimento e informações relevantes, além de promover boas iniciativas, sempre abertas a debaterem temas importantes de maneira racional. Em suma, conteúdo edificante e instrutivo de maneira a mais acessível, simples e ampla possível.

Pretendo publicar dois ou três posts nessa linha. Hoje apresento cinco blogs os quais sempre estou lendo, visitando e onde ­– posso afirmar sem medo nenhum –, aprendo muito mais do que em anos de escola e de universidade (embora com isso eu não esteja dizendo que você deva deixar a escola de lado ou desistir de fazer uma graduação). Quem curte a página do Habeas Mentem no Facebook, vai perceber que, volta e meia, estou compartilhando material desses blogs. Aqui, além de apresenta-los brevemente, e aos seus respectivos donos e donas, explico porque gosto tanto deles.

Boa leitura!

1-Momentum Saga

momentumsaga-2

Eu não faço a mínima ideia de como conheci o Momentum Saga. Tudo o que lembro é que, assim de repente, era esse o blog que eu estava sempre acessando e lendo. Por tratar de um monte de coisas que me interessam, a exemplo de Ficção Científica, literatura, ciência, Jornada nas Estrelas e Geografia, além das resenhas de livros e filmes, não é difícil entender o motivo de gostar tanto do Saga, capitaneado pela Lady Sybylla (Geógrafa, Professora, escritora e Mestra em Paleontologia). Isso e o fato da escrita da Sybylla ser excelente, sempre muito bem embasada, além de sua coragem em encarar e se posicionar firmemente sobre temas tidos como controversos ou polêmicos. Foi no Saga onde aprendi sobre feminismo, questões de gênero e um monte de temas relevantes. De longe é um dos melhores blogs brasileiros e, com certeza, o melhor sobre Ficção Científica e aquilo que se conveniou chamar de cultura nerd. Hoje, além de leitura obrigatória, tenho o orgulho de dizer que sou amigo da Sybylla por quem tenho um carinho e admiração imensos.

2-Meteorópole

meteoropole

E foi por intermédio do Momentum Saga, do qual é parceiro, que conheci o Meteorópole. Comandado pela incrível Samantha Martins (Bacharel em Meteorologia e Mestra na área de modelagem da atmosfera), fala principalmente sobre meteorologia, explicando conceitos, tirando dúvidas, mas trata também de um monte de outros temas bacanas e interessantes. Aliás, essa é uma das grandes qualidades do blog: a diversidade de temas e assuntos tratados, sempre com muita qualidade e clareza. A Sam, que também se tornou uma querida amiga, tem uma escrita super agradável aliada a uma capacidade quase infinita de transformar qualquer assunto, por mais complicado que seja, em textos extremamente simples e de fácil entendimento. E, assim como a Sybylla, não tem medo de se posicionar e também já escreveu vários textos muito pertinentes (e informativos, como não poderia deixar de ser) sobre feminismo.

3-Cabaré das Ideias

cabare-das-ideias

Outro blog fantástico que conheci através do Saga. Comandado pelo sábio Mestre Ben Hazrael (Licenciado e Bacharel em História, Mestre e Doutor em Ciência Política – e também um Mestre Jedi), o Cabaré das Ideias fala de muitos dos mesmos temas do Saga e do Meteorópole com idêntica qualidade e propriedade. Mas o que me encanta mesmo aqui – não apenas por serem muito lúcidas e coerentes, mas também por tratarem de material pouco conhecido, em geral fora do mercado mainstream americano ­– são as resenhas das HQs feitas pelo Ben, uma paixão que dividimos (e assunto sobre o qual quase não falei ainda aqui no blog, mas que prometo mudar). Excelentes também são suas resenhas sobre filmes, séries e livros, invariavelmente apresentando salutares e bem vindas novidades nessas áreas. O blog andou um tempo meio parado devido a outras responsabilidades do Mestre Ben, mas aos poucos ele tá retomando o ritmo com postagens regulares. Nem preciso dizer que esse é outro blogueiro o qual tenho uma relação muito boa, além de ter o prazer de, volta e meia me bater com ele pelos corredores da Universidade onde trabalho, na qual, por feliz coincidência, ele ministra aulas na Pós-Graduação. Se você gosta de textos sobre produções inteligentes da cultura pop seu lugar é no Cabaré das Ideias.

4-Quadrinheiros

quadrinheiros

E, já que o assunto é quadrinhos, não posso deixar esse pessoal fora da lista.  Sob o comando do Nerdbully (Bruno Andreotti, Historiador e Mestre em Ciências Sociais), Picareta Psíquico (Mauricio Zanolini, graduado em Design e pós-graduado em Pedagogia), Sidekick (Iberê Moreno, graduado em Relações Internacionais e Mestre em Comunicação Social e História), Quotista (Filipe Makoto Yamakami, Historiador e Professor) e do Velho Quadrinheiro (Adriano Marangoni, Historiador e Mestre em Ciências Sociais), além da participação de blogueiros convidados – os RedShirts – cada postagem no blog vale por um verdadeiro minicurso de história, antropologia, sociologia, design e outros. Recentemente juntaram-se ao time Goes Murdock e John Holland que escrevem principalmente sobre a linha Vertigo e a Mochi que lança um olhar sobre o mundo dos Mangás e Animes. Sob o lema Diversão e Rigor, já criaram um canal no Youtube, realizaram cursos e mais recentemente publicaram um livro, onde analisam a construção narrativa do épico Guerra Civil da Marvel, além do seu enredo, contexto editorial e histórico, seus criadores, as narrativas paralelas e as consequências para todo o Universo Marvel. Um dos mais, se não o mais completo blog sobre quadrinhos no Brasil.

5-HQRock

hqrock

Ainda falando em quadrinhos, outro blog bastante completo sobre o tema é o HQRock, que, como o próprio nome entrega também fala (e com muita propriedade) de Rock, quadrinhos, além dos filmes que tratem dessas duas temáticas, além de notícias relacionadas e resenhas. Comandado pelo enciclopédico Irapuan Peixoto (Doutor em Sociologia, professor universitário, músico e escritor amador), o HQRock tem como principal qualidade justamente esse caráter enciclopédico de seu autor. O Irapuan sabe muita, mas muita coisa mesmo sobre quadrinhos e rock e costuma postar dossiês riquíssimos sobre bandas, discografias, super-heróis e cronologias. Quer saber tudo sobre o Led Zeppelin? Lá tem! Quer entender a complicada cronologia dos X-Men? O Irapuan explica! Conheci o blog quando pesquisava justamente sobre a cronologia dos heróis mutantes e me encantei com um dossiê muito mais do que completo dos heróis. E logo virou minha referência, principalmente quando preciso de alguma informação ao escrever sobre o tema quadrinhos e rock aqui no blog.

*  *  *

Existem muitos outros blogs que eu leio, curto bastante e acompanho. Procurei aqui citar os meus preferidos e que estão atuantes, com postagens regulares. Numa outra ocasião postarei mais alguns blogs, além de canais do Youtube que também valem uma conferida.

Se você curtiu o post e tá gostando do Habeas Mentem, comente, curta, compartilhe e não deixe de curtir também nossa fanpage! Até mais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s