O querido e sábio mestre Ben Hazrael do excelente Cabaré das Ideias, me tagueou nesse desafio literário. Desde já agradeço pela lembrança, até porque adoro ler! E até que responder esse desafio não foi tão difícil quanto imaginei. A única dificuldade que senti foi o fato do ano de 2014 ter sido bem atípico no quesito leitura para mim. Li poucos livros, um pouco por causa do trabalho, um pouco por causa das séries que ando assistindo, um pouco por ter lido mais gibis que livros recentemente. Ah e teve também a doença da minha mãe.

Tags são excelentes maneiras de conhecer novos blogs e autores, além de ajudar quando estamos sem ideias do que escrever (o que não é meu caso, pois estou com um verdadeiro caminhão de texto por terminar e publicar). Apesar de ter lido pouco no ano que passou consegui responder o desafio e aqui está o resultado:

2014

  1. Um livro que te surpreendeu em 2014?
Pink Floyd – Primórdios
Pink Floyd – Primórdios de Barry Miles

Não é nenhum clássico da literatura, nem o melhor livro que já li, mas me surpreendeu ao apresentar uma visão sóbria da banda e seus integrantes sem cair na armadilha do endeusamento tão comum em biografias. Foi uma grata surpresa encontrar as histórias da banda (desde as mais prosaicas como o seu inicio até as mais polêmicas como a expulsão de Syd Barret) de maneira sensata e não apelativa.

  1. Um livro que te decepcionou em 2014?
Guerra Justa
Guerra Justa de Carlos Orsi

Embora já soubesse que o livro era ruim quando iniciei a leitura, a decepção se deu mais porque o livro começa bem com bons temas e personagens no inicio interessantes. Mas acaba descendo ladeira abaixo sem freio a medida que se avança na leitura. Foi inclusive minha primeira resenha aqui no blog. 

  1. A melhor adaptação que você viu em 2014?
A Menina Que Roubava Livros
A Menina Que Roubava Livros

Filme bonito e bem adaptado de um livro que trata da Segunda Guerra Mundial de um modo original. Embora o filme não seja memorável o escolhi justamente pelo cuidado na adaptação. (Mas gostaria de citar também X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido e Guardiões da Galáxia, porque simplesmente amo histórias em quadrinhos e esses foram excelentes filmes!)

  1. Um livro que não conseguiu terminar em 2014?
Hipersonia Crônica
Hipersonia Crônica de Aline Valek

Apesar de adorar o estilo de escrita da Aline, da história ter chamado minha atenção e do texto ser curto, não consegui terminar esse. Mas a culpa é muito mais por ter que ler o livro no meu celular, numa tela muito pequena e que cansa fácil minha vista.

  1. Quantos livros você conseguiu ler em 2014?

Não sei bem ao certo, mas penso ter lido uns vinte livros. Se contar os Quadrinhos a lista sobe para uns cinquenta fácil.

2015

  1. Um livro que está ansioso pelo lançamento em 2015?
Universo Desconstruído
“Universo Desconstruído Vol. II” organizado poe Lady Sybylla e Aline Valek

Estou completamente por fora dos lançamentos de livros. Mas pra não deixar em branco essa (e porque estou realmente ansioso por isso), fico com o segundo volume de contos do Projeto Universo Desconstruído, que, espero muito, saía em 2015. 

  1. Um (ou mais) desafio que se dispôs a participar em 2015?

Desafio literário? Para mim vai ser aumentar o número de livros lidos nesse ano, já que li poucos no ano passado. Quero ler mais e diversificar mais minhas leituras. Quero fugir do mais do mesmo. 

  1. A adaptação mais aguardada por você em 2015?
Jogos Vorazes A Esperança Parte 2
Jogos Vorazes A Esperança Parte 2”

A resposta aqui é óbvia: Jogos Vorazes A Esperança Parte 2”. 

  1. Uma leitura que pretende retomar em 2015?

“Hipersonia Crônica” de Aline Valek. Gosto da autora, gostei da história. Mais do que natural terminar a leitura do livro. 

  1. Três livros da sua meta para 2015?

    Americanah    Neuromancer    História Geral da África

1-Americanah de Chimamanda Ngozi Adichie. Porque tem uma temática que gosto e todo mundo só tem elogios para esse livro;

2-Neuromancer de William Gibson. Porque sempre quis ler e vou ganhar de presente de minha amiga Sybylla;

3-História Geral da África editada por J. Ki-Zerbo. Simplesmente quero ler essa coleção de livros porque, como diz o seu editor: “A África tem uma História”! História essa que nós aqui no Brasil ainda fazemos questão de ignorar.

♦ ♦ ♦

Agora preciso repassar o desafio. Depois de pensar um pouco decidi que vou adorar ler as respostas de três blogueiros que admiro muito: A Samantha do Meteorópole, o Thiago Leite do Teia Neuronial e a Aline Valek do Ficções da Aline Valek (mas que preferiu responder na Newsletter dela o Bobagens Imperdíveis, que, olha, recomendo demais).

3 comentários em “TAG: LIVROS

Deixe um comentário